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Cubagem

O que é cubagem?

A cubagem é a relação existente entre o volume e o peso da mercadoria que é mensurado através de um cálculo matemático onde se verificará o quanto a carga vai corresponder em peso em função do volume que ela ocupar no veiculo de transporte


Para calcular a cubagem aplique a seguinte formula:

Altura x Comprimento x Largura x Fator de cubagem
(300 para rodoviário e 167 para frete aéreo) = Peso Cubado


Quer o transporte seja aéreo, rodoviário, ou marítimo, sempre será cobrado o que for maior ou o peso bruto ou o peso cubado. A cubagem normalmente incide quando a caixa tem uma dimensão grande, mas com um peso pequeno.


Por isso juntamente com o valor do produto e a distancia, é o Peso Bruto ou o Peso Cubado da carga que ira definir o valor a ser pago pelo transporte.


Segundo cita BOWERSOX e CLOSS (2001), da Universidade do Estado do Michigan, duas das maiores autoridades mundiais em Logística, deixam claro que:


  1. Os veículos, geralmente, têm mais limitação de espaço do que de peso.
  2. Uma vez lotado o veículo, não é mais possível aumentar a quantidade a ser transportada, ainda que a carga seja leve.
  3. Como os custos operacionais não são substancialmente afetados pelo peso, cargas de maior densidade permitem que custos relativamente fixos do transporte sejam diluídos por pesos maiores. Como resultado, estas cargas incorrem em custos mais baixos por unidade de peso.
  4. Mutatis Mutandis, os custos são bastante onerados por cargas de menor densidade.
  5. Como resultado, estas cargas incorrem em custos mais altos por unidade de peso.
  6. O custo do transporte aumenta exponencialmente à medida que a densidade da carga diminui.

Recomendações do Manual

Baseado nestes princípios, o Manual de Cálculo de Tarifas e Formação de Preços da NTC&Logística recomenda que as tarifas básicas por tonelada sejam calculadas levando-se em conta cargas cuja densidade permita ao veículo completar o seu limite de peso bruto antes que se esgote a sua capacidade volumétrica.


Se isso não ocorrer, o veículo vai completar sua lotação volumétrica antes que sua capacidade em peso seja alcançada. Ou seja, o custo da viagem, que se mantém praticamente o mesmo, deverá ser coberto por um número menor de toneladas transportadas. Isso encarecerá o custo por tonelada, que será onerado por uma espécie de tonelagem virtual ou não aproveitada obrigando assim ao fornecedor do serviço de transporte a dar o preço cubado sob pena de pagar para transportar a carga do cliente.